Correios lançam selo comemorativo ao centenário de Clarice Lispector



Para homenagear os 100 anos da escritora Clarice Lispector, os Correios estão preparando uma emissão comemorativa. O selo foi apresentado e será lançado oficialmente no Recife nesta quarta-feira (30), às 17h, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. O evento será transmitido nas redes sociais da Fundaj. A emissão tem tiragem de 900 mil selos, com valor de R$ 2,05 a unidade, e estará disponível nas agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

A arte do selo foi realizada pela neta de Lispector, Mariana Valente, que construiu toda a ilustração com retalhos de cartas, páginas de livro antigos e envelopes que encontrou da própria Clarice como forma de homenageá-la e também sua paixão por correspondências. “Somos de diferentes épocas, mas compartilhamos desse íntimo prazer pelo analógico. Eu coleciono selos, postais e cartas antigas, que utilizo em minhas colagens há muitos anos, e ter tido a oportunidade de desenvolver algo que gosto tanto com total liberdade foi maravilhoso”, explica a artista.

De acordo com Paulo Valente, filho da escritora, a homenagem tem uma relação próxima com Lispector, que ao longo de sua vida, as cartas tiveram um papel fundamental. "Particularmente para minha mãe, Clarice Lispector, que morou quase 20 anos no exterior, a correspondência com amigos, família e editores foi fundamental na sua formação profissional e sua afetividade. Assim, a criação de um selo no ano do seu centenário é uma homenagem justa e muito representativa”, afirma Paulo Valente, filho da escritora. 

Também em comemoração à data, será lançado o livro Todas as Cartas, pela editora Rocco, com textos inéditos de Clarice, resultado de uma longa pesquisa da jornalista Larissa Vaz, sob orientação de biógrafos e da família, com notas de Teresa Montero, biógrafa especialista na escritora.

Lançamento da Emissão Comemorativa - Centenário do Nascimento de Clarice Lispector
Quando: 30 de setembro, às 17h
Onde: No canal da Fundação Joaquim Nabuco

Informações: Fundaj

Postar um comentário

0 Comentários