“Esses números representam um grande avanço para o nosso município, que saiu de uma situação de moderada em 2019 no índice de Convergência e Consistência nos Municípios para a de aceitável, demonstrando todo o cuidado que nossa administração tem com os recursos públicos e sua correta aplicação. Esse é o resultado de uma equipe dedicada e comprometida com o presente e o futuro de Tabira”, afirmou.
Tabira obteve 345,5 pontos de um total de 375 avaliados pelo ICCPE do Tribunal de Contas. O TCE tem definidos 11 critérios de avaliação, detalhados em 90 subcritérios. Desses 11 critérios, Tabira alcançou o percentual de 100% em sete deles (63,6%), à exemplo do balanço financeiro, demonstração de fluxo de caixa, consistência entre as informações prestadas nas Prestações de Contas e outros demonstrativos contábeis.
Para comprovação do nível de convergência às normas contábeis, foram levantados itens de atendimento, pelos municípios pernambucanos, às normas estabelecidas pelo órgão central do sistema de contabilidade (STN); no tocante à adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e elaboração das demonstrações contábeis no padrão preconizado pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).
Com relação à análise da consistência contábil, foram elaborados itens de conformidade entre as informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pelos municípios com os dados registrados no sistema Siconfi, bem como itens de confirmação dos saldos dos balanços registrados na prestação de contas eletrônica com os valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA).
0 Comentários