MPPE recomenda prefeitura cancelar Festa de Agosto em Itaíba

                A tradicional Festa de Agosto de Itaíba, no Agreste Meridional, que acontece no Distrito de Negras em homenagem a Nossa Senhora Assunção, que há dois anos não acontece devido a pandemia vai ter que ficar mais um ano na espera. Prevista para acontecer entre os dias 12 e 14, a prefeitura de Itaíba cancelou a festa atendendo recomendação do Ministério Público de Pernambuco e em cumprimento a Lei n.º 16.442 de 31 de outubro de 2018, em Municípios que estejam com decretação de estado de emergência, fica proibida a realização de eventos festivos.

Em nota oficial, a prefeitura lembra o fato de que, assim como várias cidades pernambucanas, Itaíba foi castigada com severas chuvas no início de julho, provocando destruição de ruas, avenidas e estradas rurais. Diante disso houve a decretação do estado de emergência, que restou inclusive reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, diante da devastação ocorrida.

Apesar de todos os esforços desenvolvidas pela prefeitura nas primeiras horas das chuvas à época para a reconstrução das vias, entretanto, com a persistência das chuvas durante todo o mês de julho e nesse início do mês de agosto, várias áreas da zona rural ainda aguardam a regularização do clima para que as obras ocorram.

Diante do quadro, o Ministério Público de Pernambuco notificou a prefeitura de Itaíba nesta terça-feira (09) recomendando que a administração pública não realizasse gastos no evento festivo no Distrito de Negras, e que a aplicação dos recursos fosse redirecionada para recuperação das áreas atingidas pelas fortes chuvas, principalmente para fins de garantir o acesso dos alunos às escolas situadas na zona rural.

Na mesma nota oficial, em que comunica o cancelamento oficial da Festa de Agosto, a prefeitura deixa em aberto a realização do evento em outra data a ser anunciada em breve, após a realização das obras para reparar os estragos ocasionados pelas fortes chuvas. 

Postar um comentário

0 Comentários