A PF deflagrou operação contra fraude em licitações e Organização da Sociedade Civil (OSC) conhecida como IDH é principal alvo.
![]() |
Operação Velatus (Divulgação/PF). |
O Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (Velatus), deflagrada na última quinzena do mês de junho de 2025, no agreste de Pernambuco.
A operação Velatus investiga suspeitos de desviar recursos públicos em contratos firmados com prefeituras do estado, empresas privadas para o fornecimento de mão de obra terceirizada, e a Organização da Sociedade Civil, o IDH que fica sediado em Garanhuns-PE.
Segundo o site do Instituto, os municípios que tiveram nos últimos anos valores transferidos para o IDH por parcerias celebradas foram os seguintes:
Águas Belas, Agrestina, Alagoinha, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Belém de Maria, Belém do São Francisco, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Cabrobó, Camutanga, Casinhas, Condado, Cupira, Escada, Inajá, Itaíba, Jaqueira, João Alfredo, Jupi, Jurema, Jatobá, Lagoa do Itaenga, Lagoa do Ouro, Lajedo, Macaparana, Mirandiba, Passira, Pombos, Quixaba, Riacho das Almas, Ribeirão, Salgadinho, São Vicente Férrer, Tabira, Terezinha, Timbaúba. Na lista todos os municípios são de Pernambuco.
Contudo, de acordo com nota oficial do Instituto enviado ao Diário de Pernambuco: O IDH é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, que mantém parcerias com as Administrações Públicas através de Termos de Colaboração, em regime de mútua cooperação, diferentemente da interpretação equivocada dada pelos técnicos dos órgãos de controle, como CGU e TCE-PE, que tem realizado fiscalizações no âmbito dessas parcerias. E sendo uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o IDH não participa de processos licitatórios e sim de chamamentos públicos abertos à participação de qualquer OSC do Brasil.
Fonte das informações: Diário de Pernambuco
(www.diariodepernambuco.com.br, acesso em 26 de junho de 2025)
(www.diariodepernambuco.com.br, acesso em 26 de junho de 2025)
0 Comentários