“A questão do saneamento e do esgotamento sanitário é fundamental para melhorar aspectos relacionados à saúde pública, preservação do meio ambiente e melhoria do funcionamento das cidades. Santa Cruz do Capibaribe é um município que cresce muito a cada ano, tem um comércio pujante, uma demanda enorme e recebe pessoas do Brasil todo. A cidade tem, agora, condições de receber melhor, com uma saúde pública que garanta, nos próximos anos, uma sustentabilidade e uma melhoria efetiva das condições de vida da população”, afirmou o governador.
O projeto completo tem como objetivo a implantação de 17,7 mil metros de interceptores, distribuídos às margens do Rio Capibaribe e de alguns córregos afluentes, além de 187 interligações, e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de tratamento de 360 litros por segundo, entre outros serviços. O governador também visitou as obras da Adutora do Alto Capibaribe, que tem por finalidade suprir o abastecimento de água para os habitantes de oito cidades do Agreste Setentrional, além de um município da Paraíba. Ao todo, o projeto receberá R$ 82 milhões de aporte, com previsão de entrega no primeiro semestre do próximo ano.
“O Agreste pernambucano, e não só Santa Cruz do Capibaribe, sofre muito com o déficit hídrico. A decisão do governador Paulo Câmara foi solucionar a questão do esgotamento sanitário e resolver a questão do abastecimento de água. O esgotamento sanitário foi um grande investimento e está aí, em fase de operação, trazendo benefícios para a saúde pública e para a sustentabilidade ambiental”, detalhou a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.
O governador vistoriou, ainda, as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Doce, mais conhecida como Ponte Velha. A nova estrutura, na qual foram investidos R$ 900 mil, contemplará os mais de 100 mil moradores deste município. A intervenção foi iniciada na segunda quinzena de agosto e a previsão é de que esteja concluída dentro de 120 dias.
Ainda de acordo com Fernandha Batista, a obra impacta na mobilidade e em toda a estrutura econômica da cidade. “É uma obra que gerou muita discussão em relação à titularidade. O governador Paulo Câmara, de forma muito acertada, decidiu colocar os recursos estaduais para solucionar esse problema, tanto da reconstrução da ponte, quanto do recapeamento de toda rodovia”, explicou a secretária.
NOVO ATACADÃO – Encerrando a passagem pelo município, o governador Paulo Câmara – acompanhado dos secretários estaduais Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) – visitou a fase final das obras da nova loja da rede de atacarejo Novo Atacadão, prevista para ser inaugurada no final deste mês. O empreendimento irá gerar 250 empregos diretos e cerca de mil indiretos, com mão de obra 100% local.
“Essa loja que estamos visitando em Santa Cruz do Capibaribe está praticamente pronta. Outra loja também será inaugurada no Recife até o final do ano, e tantas outras que o grupo Novo Atacado está planejando aqui para Pernambuco. Isso mostra claramente que é um Estado que sabe receber, transmite confiança para o investidor e tem mão de obra qualificada que atende e dá conta do recado”, frisou Paulo Câmara.
ASCOM
0 Comentários