Com chegada de 395 mil doses esta semana, Pernambuco irá avançar nas faixas etárias da vacinação

 



Pernambuco espera a chegada, nesta semana, de mais de 395 mil doses das vacinas contra a Covid-19. De acordo com anúncio do Governo do Estado feito nesta segunda-feira (19), serão 257 mil doses da AstraZeneca, 52 mil da Pfizer e 85 mil da CoronaVac.

Com os novos lotes prometidos pelo Ministério da Saúde, o Estado pretende avançar nas faixas etárias em todos os municípios e iniciar o esquema vacinal de novos públicos.

Segundo o governo, parte das vacinas da AstraZeneca produzidas pela Fiocruz e todas as doses do Butantan já devem chegar ao Recife na noite desta segunda-feira. 

De acordo com o governo, em anúncio na noite de domingo (18) que reforça o que já foi dito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, Pernambuco deve completar a vacinação com a primeira dose de toda a população acima de 18 anos no mês de setembro. A expectativa é que até dezembro, todos os pernambucanos tenham completado seus esquemas vacinais - com segunda dose ou a vacina de dose única.

“É uma importante notícia sobre a vacinação, porque será possível avançar nas faixas etárias e ampliar os grupos a serem imunizados com a primeira dose em todos os municípios pernambucanos”, comemorou Paulo Câmara. 

O governador reforçou ainda a importância da busca de todos pela segunda dose, que completa a imunização.

“Se já chegou a sua hora de receber a vacina, se informe na secretaria de saúde do seu município e auxilie parentes e amigos a fazerem o mesmo”, recomendou Paulo Câmara, alertando ainda para os cuidados de prevenção, com o retorno das atividades a partir das flexibilizações que têm início nesta segunda-feira. 

“Não deixe de se vacinar e incentive funcionários e clientes a fazer o mesmo. Todas as vacinas disponíveis evitam o agravamento da doença e salvam vidas. Não esqueça as medidas preventivas, use máscara e evite aglomerações”, finalizou.

Vacinação em Pernambuco
Em seis meses, Pernambuco aplicou 5.186.972 doses dos imunizantes dos quatro fabricantes aprovados para uso no Brasil - AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, CoronaVac/Butantan, Pfizer/Biontech e Janssen. A campanha de imunização começou em 18 de janeiro.

Desse total, 1.392.664 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, seja com a segunda dose ou com o imunizante de dose única. Esse número corresponde a 19,28% da população adulta de Pernambuco, estimada em 7,2 milhões de pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários