Secult-PE leva o Festival Varilux aos cinemas do interior do Estado

 A partir desta terça-feira (28), o Cine Teatro Apolo, em Palmares, recebe várias sessões durante a semana. Em Afogados da Ingazeira, o Cine São José também exibirá parte da programação do festival em novas datas a serem anunciadas

Imagem: Divulgação

A programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2022 nos cinemas do interior de Pernambuco, e que integram o Cine de Rua, começa nesta terça-feira (28). O Cine Teatro Apolo, em Palmares, terá uma sessão do filme King – Meu Melhor Amigo, de David Moreau, às 15h, além de outras sessões gratuitas ao longo da semana, incluindo o premiado filme Contratempos, de Eric Gravel.

 

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), o Programa Cine de Rua busca democratizar o acesso à cultura por meio da sétima arte, e também levará sessões abertas ao público para o Cine São José, em Afogados da Ingazeira. Neste caso, as datas e horários das sessões serão confirmados após ajustes técnicos no equipamento cultural. 

 

Segundo Suely Oliveira, secretária-executiva de Cultura, a parceria entre a Secult-PE e o Festival Varilux de Cinema busca democratizar o acesso à sétima arte pelo Estado. “Vamos poder levar uma rica programação de filmes premiados aos municípios de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e em Palmares, na Zona da Mata Sul, numa iniciativa que só é possível graças à união de agentes públicos e da sociedade civil comprometidos com a democratização da cultura em Pernambuco”.

 

Desde 2017, a Secult-PE é parceria do Festival de Cinema Varilux por meio do Programa Cine de Rua. Para Suely Oliveira, o Cine de Rua torna possível a democratização dos espaços públicos para a promoção do acesso à cultura. “Este programa é formado por representantes do poder público e da sociedade civil que, desde 2016, discutem e planejam a reinserção de salas de cinema no circuito de exibição audiovisual pernambucano”, detalha a gestora.

 

FESTIVAL – Único evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival ocorre até o dia 6 de julho e brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa e dois filmes como homenagem: a um clássico e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês Molière.

 

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Nas salas do interior de Pernambuco são, além da Secult-PE outros parceiros são a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, e a Prefeitura Municipal de Palmares. A programação completa está disponível no site www.variluxcinefrances.com.

 

Serviço:

Festival Varilux de Cinema 2022, com apoio do Programa Cine de Rua

27/06 a 06/07

Cine São José (Rua Newton César de Macedo Lima, s/n – Afogados da Ingazeira)

Cine Teatro Apolo (R. da Conceição – São Sebastião, Palmares)

Gratuito

Mais informações: www.variluxcinefrances.com

 

Confira a programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 com apoio da Secult-PE:

 

Cine São José (Afogados da Ingazeira)

27/06 | 18h30 – King – Meu Melhor Amigo

28/06 | 18h30 – Contratempos

05/07 | 18h30 – Contratempos

06/07 | 18h30 – King – Meu Melhor Amigo

Cine Teatro Apolo (Palmares)

28/06 | 15h – King – Meu Melhor Amigo

28/06 | 19h – Contratempos

05/07  | 15h – Contratempos

05/07 | 19h – King – Meu Melhor Amigo

 

Confira a sinopse dos filmes do Festival de Cinema Varilux a serem exibidos em parceria com o Programa Cine de Rua:

 

CONTRATEMPOS (A plein temps) 2022/ 1h28 / Drama

Com: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich Classificação etária: 14 anos

Direção: Eric Gravel Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.

 

KING – MEU MELHOR AMIGO (King)

2022 / 1h45 / Aventura, Família

Com: Gérard Darmon, Lou Lambrecht, Léo Lorléac’h Classificação etária: Livre

Direção: David Moreau Distribuição no Brasil: BF Films
Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África.

Informações: Fundarpe


Postar um comentário

0 Comentários