Bloqueio da Rede Social X (Twitter) no Brasil e proibição do uso de VPN para acesso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30 de agosto de 2024) a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil.

Imagem reprodução: Alexandre de Moraes X Elon Musk (os dois com um "X" no meio)
Foto reprodução: Alexandre de Moraes X Elon Musk.

Alexandre de Moraes tomou a decisão após a empresa de Elon Musk não obedecer a uma ordem do ministro de instituir um representante legal no país. Na quarta (28 de agosto de 2024), Moraes deu 24h para o X atender essa determinação.

Empresas e provedores, como a Apple e o Google, devem inserir “obstáculos tecnológicos” para inviabilizar a utilização do X pelos usuários de iOS e Android. A mesma medida deverá ser tomada pelos provedores de internet fixa e móvel. O aplicativo da rede social também deve ser retirado das lojas de aplicativos.

Após as determinações do STF pelo ministro, o bilionário Elon Musk tem feito uma série de postagens atacando Moraes, chamando-o de “tirano” e “ditador”. Até mesmo o uso de VPN foi proibido para acessar a rede social X. 

A ferramenta VPN (sigla para Rede Virtual Privada / Virtual Private Network) é uma espécie de rede interna por dentro da internet, de modo a realizar o acesso a sites, aplicativos etc. como se estivesse numa outra localidade. As VPNs fazem parte do rol de ferramentas de segurança usadas tanto por indivíduos quanto por empresas.

Nos últimos anos, Alexandre de Moraes e Elon Musk vem travando uma batalha por conta de decisões do ministro. Em determinação recente, o magistrado bloqueou também todos os recursos financeiros da Starlink, uma companhia de serviço de internet de Musk. A decisão foi tomada justamente para garantir o pagamento de outras multas que foram aplicadas pela Justiça brasileira à rede social. 

No dia desta decisão, Elon Musk disse que a rede social encerraria suas operações no Brasil por causa das decisões do ministro.


Fonte das informações: G1 | CNN | Suno | Tecnoblog  - Acessado em 31/08/2024.

Postar um comentário

0 Comentários